inteligência

inteligência
É só tentar!!!

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Conjunções e locuções conjuntivas-exercícios   3º ano

Exercícios:   1-Analise os pares de enunciados, conectando-os logo em seguida por meio de uma conjunção coordenada que se adéque ao contexto.  
a – São várias as injustiças sociais. Não podemos desistir de lutar por um mundo mais igualitário.
b – Suas escolhas farão toda diferença futuramente. Prossiga rumo à conquista de seus ideais.
c – Somente duas opções lhe restavam. Continuaria omitindo informações, ou revelaria todo segredo à família.
d – Não comparecemos à reunião. Estávamos aplicando testes aos futuros colaboradores.
e – Tente desculpar-se com seus amigos. Depois os convide para um programa agradável.
2-Viver ou sonhar?
Com esta dúvida você passa a vida sonhando.
Viver e sonhar
Com esta decisão você começa a viver seus sonhos.
a) No que se refere aos termos em destaque, explique a relação de sentido estabelecida por estes, tendo em vista o fato de se classificarem dentre a classe representada pelas conjunções.
b) A finalidade discursiva está adequada ao gênero em foco? Comente.
3-a- “Meu amor me ensinou a ser simples como um largo de igreja”. (Oswald de Andrade)
b – “Naquele momento, como já disse, conservavam-se todos em silêncio”. (Graciliano Ramos).
c – Para que sejas bem sucedido, procure se aperfeiçoar sempre.
d – Quando me faz elogios, sinto-me honrada.
e – A saudade aumenta, à medida que os dias vão passando.
f – Desde que respeite minhas opiniões, poderemos conversar
4-A análise de uma conjunção está intrinsecamente ligada ao contexto no qual é empregada, visto que um mesmo conectivo pode apresentar distintas classificações, em se tratando de um dado enunciado linguístico. Com base nas informações prestadas e, sobretudo, em seus conhecimentos, analise os casos em evidência, com vistas a apontar o tipo de relação estabelecida.

a) Como não tinha se preparado para o exame avaliativo, seu desempenho não foi satisfatório.
b) Realizamos o trabalho como nos foi determinado.
c) Era linda como uma flor, e meiga como um anjo.
d) Não procurava interagir com ninguém, como resultado, foi excluída do grupo.
5- (PUC-SP) No período: “Da própria garganta saiu um grito de admiração, que Cirino acompanhou, embora com menos entusiasmo”, a palavra destacada expressa uma ideia de:
a) explicação
b) concessão
c) comparação
d) modo
e) consequência
6-(PUC-SP) No período: “Da própria garganta saiu um grito de admiração, que Cirino acompanhou, embora com menos entusiasmo”, a palavra destacada expressa uma ideia de:
a) explicação
b) concessão
c) comparação
d) modo
e) consequência



Nenhum comentário:

Postar um comentário