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É só tentar!!!

quarta-feira, 11 de abril de 2012

CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO DAS PALAVRAS

Objetivo: mostrar ao aluno que ele não precisa contar apenas com a memorização para conhecer as classes de palavras. Ele pode compreendê-las através dos critérios lógicos que orientam essa classificação, que envolve relações sintagmáticas e relações paradigmáticas.

Justificativa: o ensino tradicional de Português tem falhado em sua missão. A gramática começa a ser “ensinada” desde a primeira infância e o usuário da Língua chega aos bancos universitários sem entender a gramática. Chega lá sem ter alcançado o status de  leitor crítico e  produtor de textos. Todo o tempo necessário ao aprimoramento da leitura e da produção textual terá sido gasto com o ensino da gramática.

Conhecer as classes gramaticais e saber reconhecê-las não implica num melhor domínio da Língua. É uma competência lingüística muito especializada. Porém, se os professores um dia tivemos de  trabalhar com esse conteúdo, deveríamos tê-lo feito   racionalmente, de modo a desenvolver no aluno o senso crítico, a atitude de observação e dedução, a percepção de relações. 

Estratégia: selecionar frases em que um mesmo significante assume vários significados e aponte novos referentes, envolvendo, em conseqüência, novas classes gramaticais. O aluno deverá não só classificar a palavra, mas também justificar sua escolha, racionalmente.

Por dedução lógica e  pelo raciocínio, coisas muito interessantes poderemos observar nesses critérios:

a) funcionalidade: cada classe gramatical tem uma função específica na Língua, e pode ser identificada pela função que a palavra exerce no contexto lingüístico.
Ex: “Zero apanhou o osso e foi roê-lo sob a mesa”.

A palavra zero é um substantivo, pois sua função na língua é dar nome a um ser (nesse caso, nomeia um cão).

b) posição: certas classes de palavras ocupam uma posição privilegiada no sintagma, e essas classes são identificadas pela posição que ocupam.
Ex: “As jovens de lá são formosas”.

A palavra lá não tem valor adverbial, mas substantivo, pois está posicionada no final de uma locução adjetiva.

c) relação: certas palavras se relacionam, com um fim específico, com determinadas classes e não com outras. Essas relações identificam a palavra gramaticalmente.
Ex1: “A grande paixão de sua vida é o futebol”.

A palavra a é um artigo definido, pois se relaciona com o substantivo paixão, para determiná-lo e indicar seu gênero e número.

Ex2: “Só um sabe a resposta”.

A palavra um não é artigo indefinido, nem pronome indefinido, mas sim numeral. A sua relação com a palavra só indica a sua classe gramatical.

d) equivalência: certas palavras de classificação difícil podem equivaler a outras cuja classificação é indiscutível. Então pertencerão à mesma classe.
Ex1: “Certas frutas são as frutas certas para saúde”. 

A palavra certas aparece inicialmente como pronome indefinido, pois equivale a algumas. Depois, a palavra certas aparece como adjetivo, pois equivale a apropriadas

Ex2: “Um dia irei à sua casa.”

A palavra um não é artigo nem numeral. É pronome indefinido, pois equivale a algum.

e) oposição: uma palavra pode ter uma relação de oposição com outra, pertencendo então à mesma classe gramatical. Pode diferir na subclassificação.
Ex: “Um livro foi encontrado no pátio.”

A palavra um é artigo indefinido, pois se opõe à palavra o (artigo definido): “O livro foi encontrado no pátio”.

Mostrar ao aluno a diferença entre as palavras em negrito nas frases abaixo. Todas são substantivos, mas as razões por que são assim classificadas não são exatamente as mesmas. 

a) “Nadar é bom para saúde”.  b)  “Nadar é da primeira conjugação”.
c) “Nadar é dissílabo e oxítono.”  d) “Nadar significa movimentar os membros superiores e inferiores, de modo a percorrer certa distância, dentro da água”.   e) “Ele começa  a nadar.” 

O aluno deverá ser levado a entender e explicar as diferenças. 

Um comentário:

  1. As explicações acima são infalíveis para que os alunos percebam que o contexto é fundamental para compreender as classes gramaticais.Não basta classificá-las isoladamente,pois contextualizadas elas exercem funções diferenciadas.

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