inteligência

inteligência
É só tentar!!!

quarta-feira, 13 de junho de 2012

ESQUEMAS DISSERTATIVOS


                                 ESQUEMA DISSERTATIVO
SUGESTÃO DE PRODUÇÃO DE TEXTO COM BASE EM ESQUEMAS
                  ESQUEMA BÁSICO DA DISSERTAÇÃO
 : 
1º parágrafo: TEMA + argumento 1 + argumento 2 + argumento 3
2° parágrafo : desenvolvimento do argumento 1
3° parágrafo: desenvolvimento do argumento 2
4° parágrafo: desenvolvimento do argumento 3
5° parágrafo: expressão inicial + reafirmação do tema + observação final.
Tema: A pena de morte: contra ou a favor?

  a) contra, não resolve.

  b) 1. direito à vida -- religião
       2. outros países -- EUA
       3. erro judiciário
       4. classes baixas
       5. tradição.

 c) ineficaz: solução: erradicação da pobreza.
Feito o esquema, é segui-lo passo a passo, transformando as palavras em frases, dando forma à redação.
No exemplo dado, na introdução você se declararia contrário (a) à pena de morte porque ela não resolve o problema do crescente aumento da criminalidade no país.
No desenvolvimento, você utilizaria os argumentos de que todas as pessoas têm direito à vida, consagrado pelas religiões; de que nos países em que ela existe, citando os Estados Unidos como exemplo, não fez baixar a criminalidade; de que sempre é possível haver um erro judicial que leve a matar um inocente; de que, no caso brasileiro, ela seria aplicada somente às classes mais baixas; que não podem pagar bons advogados; e, finalmente, de que a tradição jurídica brasileira consagra o direito à vida e repudia a pena de morte.
Como conclusão, retomaria a tese insistindo na ineficácia desse tipo de pena e indicando outras soluções para resolver o problema da criminalidade, como a erradicação da miséria.
TEMA: Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos.
. 1: Existem populações imersas em completa miséria.
. 2: A paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais.
. 3: O meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.
TEMA:   “O adolescente, hoje, precisa de limites?"
                     1:  Os adolescentes precisam de limites porque, nessa fase da vida, ainda estão moldando  
                           valores que os   farão indivíduos íntegros,com caráter.
                       2: Os adolescentes precisam de limites porque, nessa fase da vida, eles ainda não têm total discernimento        para distinguir tudo que é certo e errado, segundo um modelo de vida sadio e com respeito à moral.
                     3 Os adolescentes precisam de limites porque todo ser humano deve saber lidar com regras, ter disciplina para enfrentar todo tipo de situação, e isso se constrói ao longo da vida, principalmente, quando se é jovem.
CONCLUSÃO: a) Uma sugestão para os pais: mostrando uma maneira de impor limites apropriada para a geração de adolescentes atual. b) Uma sugestão para os próprios adolescentes: mostrando uma maneira de entender a imposição de limites como algo positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário