ESQUEMA DISSERTATIVO
SUGESTÃO
DE PRODUÇÃO DE TEXTO COM BASE EM ESQUEMAS
ESQUEMA BÁSICO DA DISSERTAÇÃO :
ESQUEMA BÁSICO DA DISSERTAÇÃO :
1º
parágrafo: TEMA + argumento 1 + argumento 2 + argumento 3
2° parágrafo : desenvolvimento do argumento 1
3° parágrafo: desenvolvimento do argumento 2
4° parágrafo: desenvolvimento do argumento 3
5° parágrafo: expressão inicial + reafirmação do tema + observação final.
2° parágrafo : desenvolvimento do argumento 1
3° parágrafo: desenvolvimento do argumento 2
4° parágrafo: desenvolvimento do argumento 3
5° parágrafo: expressão inicial + reafirmação do tema + observação final.
Tema: A pena de morte: contra ou a favor?
a) contra, não resolve.
b) 1. direito à vida -- religião
2. outros países -- EUA
3. erro judiciário
4. classes baixas
5. tradição.
c) ineficaz: solução: erradicação da pobreza.
a) contra, não resolve.
b) 1. direito à vida -- religião
2. outros países -- EUA
3. erro judiciário
4. classes baixas
5. tradição.
c) ineficaz: solução: erradicação da pobreza.
Feito o
esquema, é segui-lo passo a passo, transformando as palavras em frases, dando
forma à redação.
No exemplo dado, na introdução você se declararia contrário (a)
à pena de morte porque ela não resolve o problema do crescente aumento da
criminalidade no país.
No desenvolvimento, você utilizaria os argumentos de que todas
as pessoas têm direito à vida, consagrado pelas religiões; de que nos países em
que ela existe, citando os Estados Unidos como exemplo, não fez baixar a
criminalidade; de que sempre é possível haver um erro judicial que leve a matar
um inocente; de que, no caso brasileiro, ela seria aplicada somente às classes
mais baixas; que não podem pagar bons advogados; e, finalmente, de que a
tradição jurídica brasileira consagra o direito à vida e repudia a pena de
morte.
Como conclusão, retomaria a tese insistindo na ineficácia desse
tipo de pena e indicando outras soluções para resolver o problema da
criminalidade, como a erradicação da miséria.
TEMA: Chegando
ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que
preocupam a todos.
. 1: Existem
populações imersas em completa miséria.
. 2: A paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais.
. 3: O meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.
. 2: A paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais.
. 3: O meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.
TEMA: “O adolescente, hoje, precisa de limites?"
1: Os adolescentes
precisam de limites porque, nessa fase da vida, ainda estão moldando
valores que os farão indivíduos íntegros,com caráter.
2: Os adolescentes precisam de limites porque,
nessa fase da vida, eles ainda não têm total discernimento para
distinguir tudo que é certo e errado, segundo um modelo de vida sadio e com
respeito à moral.
3 Os adolescentes precisam de limites porque todo ser humano deve
saber lidar com regras, ter disciplina para enfrentar todo tipo de situação, e
isso se constrói ao longo da vida, principalmente, quando se é jovem.
CONCLUSÃO: a) Uma sugestão para os pais: mostrando
uma maneira de impor limites apropriada para a geração de adolescentes atual. b)
Uma sugestão para os próprios adolescentes: mostrando uma maneira de
entender a imposição de limites como algo positivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário