inteligência

inteligência
É só tentar!!!

sábado, 9 de maio de 2020



                                                    NOVA BNCC


HABILIDADES DA BNCC 6º ANO



(EF06LP01) Reconhecer a impossibilidade de uma neutralidade absoluta no relato de fatos e identificar diferentes graus de parcialidade/ imparcialidade dados pelo recorte feito e pelos efeitos de sentido advindos de escolhas feitas pelo autor, de forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos e tornar-se consciente das escolhas feitas enquanto produtor de textos.
(EF06LP02) Estabelecer relação entre os diferentes gêneros jornalísticos, compreendendo a centralidade da notícia.
(EF06LP03) Analisar diferenças de sentido entre palavras de uma série sinonímica.
(EF06LP04) Analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.
(EF06LP05) Identificar os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.
(EF06LP06) Empregar, adequadamente, as regras de concordância nominal (relações entre os substantivos e seus determinantes) e as regras de concordância verbal (relações entre o verbo e o sujeito simples e composto).
(EF06LP07) Identificar, em textos, períodos compostos por orações separadas por vírgula sem a utilização de conectivos, nomeando-os como períodos compostos por coordenação.
(EF06LP08) Identificar, em texto ou sequência textual, orações como unidades constituídas em torno de um núcleo verbal e períodos como conjunto de orações conectadas.
(EF06LP09) Classificar, em texto ou sequência textual, os períodos simples compostos.
(EF06LP10) Identificar sintagmas nominais e verbais como constituintes imediatos da oração.
(EF06LP11) Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: tempos verbais, concordância nominal e verbal, regras ortográficas, pontuação etc.
(EF06LP12) Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão referencial (nome e pronomes), recursos semânticos de sinonímia, antonímia e homonímia e mecanismos de representação de diferentes vozes (discurso direto e indireto).





ATIVIDADE    :CARTA              




Amiga querida,


             Estive pensando muito em você esses dias e resolvi lhe mandar uma carta para falar sobre o ocorrido naquela noite. Antes de mais nada, quero ressaltar que a Ana estava de olho no Adriano desde o início da festa (e já sabemos que antes disso!!!).
         Como você não estava presente, ele aproveitou o momento para chegar nela. Todo mundo viu eles ficando e isso foi uma surpresa para todos. Quero que saiba que quando precisar conversar conte comigo, estarei aqui sempre que precisar! Podemos combinar um cafezinho esses dias. O que acha? Tenho muitas saudades de nossas conversas Bia!                                                                   Te adoro demais!!!

Beijos grandes e enormes abraços!!!
Espero ansiosa sua resposta!!!


                                                                           Carol.
RESPONDA:

1ª) A Carta Pessoal é um tipo de texto epistolar utilizado geralmente entre indivíduos que apresentem certa aproximação, portanto, esse gênero contém suas especificidades. Localize as informações que se pedem:


a- Lugar e data em que a carta foi escrita:                                           b- Destinatário:

c- Remetente: 
                              d- Vocativo:                                                    e- Despedida

2ª) Qual o assunto principal da carta?


3ª) A linguagem predominante do texto é


a-(     ) formal                          b-(     ) técnica.
c-(      ) informal.                     d-(     ) regional.

4ª) Localize no texto um trecho que se percebe a linguagem sentimental/subjetiva.



5ª) A carta pessoal, geralmente, é escrita em 1ª pessoa, localize um exemplo disso no texto.



6ª) Localize um trecho da carta em que o remetente dialoga diretamente com o destinatário.


7ª) Segundo o texto, o que ocasionou o namoro entre o casal apontado pelo texto?









Nenhum comentário:

Postar um comentário