TEXTO; CIRCUITO FECHADO
CIRCUITO FECHADO
Chinelo, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme
dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina,
sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca,
camisa, abotoadura, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis,
documentos, caneta, chaves, lenço, relógio. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e
pires, prato, bule, talheres, guardanapo. Quadros. Pasta, carro. Mesa e
poltrona, cadeira, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, bloco de
notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas,
quadros, papéis, telefone. Bandeja, xícara pequena. Papéis, telefone,
relatórios, cartas, notas, vale, cheques, memorando, bilhetes, telefone,
papéis. Relógio, mesa, cavalete, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, bloco de
papel, caneta, projetor de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo,
quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeira,
copo, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Escova de dentes, pasta,
água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, telefone
interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, telefone, papéis,
prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo,
papel e caneta. Carro. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros.
Mesas, cadeiras, prato, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Poltrona, livro.
Televisor, poltrona. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama,
chinelos. Vaso, descarga ,pia, água, escova, creme dental, espuma, água.
Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.
1- Pesquise o significado da palavra circuito e explique o
título escolhido para o texto.
2- Com base na leitura, responda às perguntas:
a) O personagem é um homem ou mulher? Como você concluiu isso?
b) Qual é a possível profissão dessa pessoa?Justifique
c) Em que cidade poderia morar?
d) Se você tivesse de dar um nome ao personagem do texto, qual escolheria?
e) Este texto é do início da década de l970. De que outros recursos esse profissional poderia dispor atualmente para realizar seu trabalho? Será que a rotina dele continuaria a mesma?
2- Observando a maioria das palavras do texto e aplicando seus conhecimentos sobre classes de palavras, você as classificaria em: artigos, substantivos, adjetivos, pronomes ou verbos? Por quê?
3- O que você acha de o autor ter escolhido basicamente essa classe de palavras para construir o texto?
4- No texto aparecem os substantivos: mictório, caso, pia. Eles fazem parte do mesmo ambiente. Você conhece outros substantivos que sejam sinônimos desses? Qual é o mais usado em sua região?
5- Pela leitura do texto, percebe-se que esse personagem possui um vício muito prejudicial à saúde. Que vício é esse? O que você teria a dizer para essa pessoa?
6- Faça um texto, em seu caderno, sobre o seu dia-a-dia usando o mesmo recurso que o autor utilizou, ou seja, com uso intenso de substantivos, e leia-o para a turma.
2- Com base na leitura, responda às perguntas:
a) O personagem é um homem ou mulher? Como você concluiu isso?
b) Qual é a possível profissão dessa pessoa?Justifique
c) Em que cidade poderia morar?
d) Se você tivesse de dar um nome ao personagem do texto, qual escolheria?
e) Este texto é do início da década de l970. De que outros recursos esse profissional poderia dispor atualmente para realizar seu trabalho? Será que a rotina dele continuaria a mesma?
2- Observando a maioria das palavras do texto e aplicando seus conhecimentos sobre classes de palavras, você as classificaria em: artigos, substantivos, adjetivos, pronomes ou verbos? Por quê?
3- O que você acha de o autor ter escolhido basicamente essa classe de palavras para construir o texto?
4- No texto aparecem os substantivos: mictório, caso, pia. Eles fazem parte do mesmo ambiente. Você conhece outros substantivos que sejam sinônimos desses? Qual é o mais usado em sua região?
5- Pela leitura do texto, percebe-se que esse personagem possui um vício muito prejudicial à saúde. Que vício é esse? O que você teria a dizer para essa pessoa?
6- Faça um texto, em seu caderno, sobre o seu dia-a-dia usando o mesmo recurso que o autor utilizou, ou seja, com uso intenso de substantivos, e leia-o para a turma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário